BATMAN 80 ANOS: O HOMEM MORCEGO ALÉM DOS QUADRINHOS

Nossa Atração:

O ano é 1939, mês de maio, chega às bancas a Dectetive Comics #27 com o mais novo super-herói dos quadrinhos. Vestido com um uniforme de morcego e escondido entre as sombras, Batman começou a fazer parte do imaginário cultural com histórias curtinhas e narrativas não tão densas. Porém, nesses 80 anos o personagem alcançou público e números que não poderiam ser imaginados logo após a sua criação.

Fazendo parte da galeria de personagens mais reconhecíveis da cultura pop, o
Homem Morcego transportou-se para outras mídias além dos quadrinhos e coleciona representações no cinema, na tv, nos games e nas plataformas de streaming. Nada mais justo elencar tamanhas características que fazem do Cruzado Encapuzado um dos personagens mais estimados e caros da indústria de entretenimento.

BIOGRAFIAS

DANI MARINO (MEDIADORA)
É pesquisadora de Quadrinhos, mestra em Comunicação pela ECA/USP e integrante
do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP. Membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS, possui formação em Letras, com habilitação Português/Inglês. Também colabora com sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds (editora), Quadro-a-Quadro, entre outros.

LALUÑA MACHADO (CONVIDADA)
Graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, foi
uma das fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas “HQuê?” – UESB no qual também foi coordenadora entre os anos de 2014 e 2018. Atualmente é membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sonia Maria Bibe Luyten, colaboradora na Gibiteca de Santos e conteudista/especialista em Batman do site Minas Nerds.

Sua pesquisa acadêmica tem como foco a primeira produção do Batman para o
cinema na cinessérie de 1943, considerando as representações da Segunda Guerra Mundial no discurso e na caracterização simbólica do Homem Morcego. Paralelamente, também pesquisa tudo que possa determinar a formação do personagem em diversas mídias, assim como, sua história e a importância do mesmo para os adventos da cultura nerd.

VINÍCIUS VIEIRA (CONVIDADO)
Jornalista e especialista em jornalismo cultural e crítica de arte, com o tempo e
estudo tornou-se crítico de cinema. Há 10 anos criou o CinemAqui, um portal que centraliza seu material produzido fora da internet, em pouco tempo, o site tornou-se referência com a produção de material inédito e exclusivo. Leitor ávido de Histórias em Quadrinhos em junção com o consumo de muitos filmes lhe possibilitou falar com propriedade sobre trabalhos que foram moldados no curso de uma vida.

Horário no Palco:

 

 

Confira mais atrações do evento

Em breve
Em breve
Em breve
Em breve

Realização: 

Co-produção: 

Parceiros:

Anime Santos Geek Fest ® Todos os direitos reservados